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História da Avon

1886 - 1900 O início

- A Avon nasce com o nome de California Perfume Company (CPC) em uma época de intensa transformações sociais, econômicas, políticas e industriais nos Estados Unidos. Neste momento de progresso e mudanças no país, o livreiro David H. McConnell funda uma empresa à frente de seu tempo. Ele oferece às mulheres, em uma época em que elas nem tinham o direito ao voto, a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro.

1886

- David H. McConnell, fundador da empresa, participa pessoalmente das atividades da empresa. Ele próprio cria as fórmulas dos perfumes e recruta revendedoras, preparando a base da empresa que se tornaria uma das 500 da revista Fortune.

- Florence Albee, uma senhora de 50 anos, casada e mãe de dois filhos, torna-se a primeira revendedora. A lendária personagem, que passou para a história como Miss Albee, tornou-se modelo para as revendedoras autônomas da Avon. A ela é creditada a idealização do bem sucedido modelo de distribuição de produtos da empresa.

- O primeiro produto da California Perfume Company é o Little Dot Perfume Set, com cinco fragrâncias com notas únicas: Lírio do Vale, Violeta, Heliotrópio, Rosa Branca e Jacinto.

1895

- A California Perfume Company instala sua base industrial em Suffern, nos Estados Unidos. Dois anos mais tarde, o espaço é ampliado para receber o laboratório.

1896

- A empresa lança seu primeiro folheto de produtos.

1900

- Em Paris, as mulheres competem pela primeira vez nas Olimpíadas.

1901 - 1911 | Virada do século

- As atividades profissionais das mulheres nos Estados Unidos, por volta da virada do século, limitam-se basicamente a empregos na agricultura, em escritórios, indústrias e nos serviços domésticos. Não é de se admirar que o número de revendedoras da California Perfume Company cresça rapidamente, à medida que as mulheres reconhecem a oportunidade de ganho oferecida pela empresa. Na França, a física Marie Curie, polonesa de nascimento, abre caminho para as cientistas, ao tornar-se a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel.

1902

- A CPC conta com 10 mil revendedoras.

1905

- A empresa lança uma revista criada especialmente para as revendedoras, com dicas, conselhos para aumentar as vendas e notícias da empresa.

1906

- Os primeiros anúncios da empresa aparecem na revista Good Housekeeping.

- Lançamento do primeiro folheto em cores da CPC.

- A CPC, em seus primeiros anos de atividade, vende corantes vegetais para bolos e doces. Também oferece extratos aromatizantes, baunilha e limão.

1912 - 1927 | Para além dos EUA

- Por volta do início da Primeira Guerra Mundial, a empresa começa a expandir suas operações para fora do país. As vendas continuam a crescer, passando a marca do milhão de dólares em 1920, mesmo ano em que as mulheres americanas ganham o direito de votar.

1914

- Começa a expansão internacional da empresa, com o início da operação no Canadá.

1920

- Pela primeira vez, as vendas ultrapassam 1 milhão de dólares. A California Perfume Company está agora bem posicionada em diversas categorias, incluindo sabonetes e outros produtos para banho, higiene bucal, limpeza doméstica e aromatizantes.

1927

- O lançamento do Gertrude Recordon Facial Treatment marca a apresentação da primeira linha de produtos para a pele.

1928 - 1941 | Superação

- Os Estados Unidos e países de todo o mundo experimentam um prolongado e doloroso período de declínio econômico conhecido como a Grande Depressão. Apesar do terrível clima econômico, a California Perfume Company persevera - um feito que a empresa consegue replicar em futuras crises financeiras. Também é durante esse período que a empresa muda oficialmente seu nome para Avon.

1928

- A California Perfume Company usa, pela primeira vez, a marca Avon em alguns de seus produtos. O nome é uma referência ao rio que passa em Statford-on-Avon, cidade natal do escritor inglês William Shakespeare, autor favorito de McConnell. A logomarca da Avon, apresentada em 1929 em uma das linhas de cosméticos, inclui um esboço da casa de Anne Hathaway, a esposa de Shakespeare.

1931

- Onze produtos da California Perfume Company recebem o selo de aprovação da revista Good Housekeeping feito sem precedentes para uma única empresa.

1932

- A empresa passa a ter campanhas de vendas com duração de três semanas, em vez de um mês, e reduz os preços de alguns produtos em cada uma dessas campanhas. Com isso, as vendas aumentam 70% em plena Grande Depressão.

1939

- A California Perfume Company passa a se chamar Avon, em homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, que nasceu em Stratford-on-Avon.

1942 - 1953 | Abrindo o capital

- Enquanto as nações do mundo se envolvem com a Segunda Guerra Mundial, a Avon se mobiliza para contribuir com os soldados americanos e os esforços de guerra. As revendedoras Avon dão sua própria contribuição e, 60 anos depois de fundar a empresa, McConnell abre o capital da companhia e permite a outras pessoas serem parte da sociedade.

1942

- Durante a Segunda Guerra Mundial, a Avon disponibiliza metade de suas instalações, em Suffern, para apoiar os esforços de guerra, produzindo kits para paraquedistas, recipientes para máscaras contra gases e produtos farmacêuticos. Enquanto isso, as revendedoras passam a vender também bônus de guerra.

1944

- A Avon implanta um novo componente em seu modelo de vendas diretas que o diferencia de outras empresas de vendas diretas: um plano de gestão por distritos. Gerentes de equipe agora supervisionam territórios específicos de vendas.

1946

- A Avon abre seu capital com ações vendidas a varejo ("over-the-counter" - OTC).

1948

- As vendas ultrapassam os U$ 21 milhões.

1950

- A Avon apresenta seu primeiro creme em sachê, parte da coleção de fragrâncias Wild Rose.

1953

- Lançado o primeiro comercial de televisão da Avon.

1954 – 1965 | Avon chama!

- Nasce o famoso slogan da Avon, associado à campainha da porta, que se tornou conhecido no Brasil na década de 60. As mulheres ainda não ocupam cargos executivos nas corporações, mas algumas pioneiras começam a ser manchete por suas notáveis realizações. Em 1963, Katharine Graham torna-se a primeira mulher a liderar uma empresa a figurar na lista da Fortune 500, ao assumir a matriz do jornal The Washington Post. E a soviética Valentina Tereshkova torna-se a primeira mulher a viajar no espaço.

1954

- Lançada a campanha Ding Dong, Avon Chama, que continua até 1967, tornando-se uma das campanhas publicitárias mais longas e bem sucedidas da história. A campanha chega ao Brasil na década de 60 e faz alusão ao momento em que a revendedora chega à casa da cliente.

- O início das atividades na Venezuela marca a primeira expansão da empresa fora da América do Norte.

1955

- Criada a Avon Foundation, nos Estados Unidos. A organização, que começou suas atividades doando uma bolsa de estudos de 400 dólares, se tornará mais tarde a maior instituição ligada a uma empresa dedicada a apoiar globalmente causas voltadas para a mulher.

1957

- A companhia rompe a barreira dos 100 milhões de dólares em vendas e o número de revendedoras Avon chega a 100 mil.

1958

- A Avon chega ao Brasil, oferecendo oportunidade e ganhos às mulheres brasileiras e cosméticos de qualidade para serem entregues em todos os pontos do país.

1959

- A Avon instala sua primeira fábrica no Brasil, na zona sul da capital paulista. O batom Clear Red é o primeiro produto produzido no Brasil.

- Nesse mesmo período, a empresa inicia atividades na Europa Ocidental, com escritórios no Reino Unido e Alemanha

1964

- A Avon Products passa a ser uma companhia listada na Bolsa de Valores de Nova York.

- Ao longo dos anos 60 e 70, as ações da Avon integram o grupo das “Nifty Fifty stocks" de Wall Street, consideradas de primeira linha. Este grupo de ações contribuiu para impulsionar o mercado de ações norteamericano no início dos anos 70.

- Durante o período de 1954 a 1965, as operações chegam a Porto Rico, México, Reino Unido, Alemanha Ocidental, Islândia, Austrália e Venezuela.

1966 – 1975 | O primeiro bilhão

- A Avon registra U$ 1 bilhão em vendas no ano de 1972 e lança uma nova e importante categoria de produtos. O número global de revendedoras autônomas continua a crescer, já são 600 mil no início dos anos 70.

1969

- Os ciclos de venda de duas semanas se tornaram padrão nos Estados Unidos.

- A Avon inicia operações na Ásia, começando com o Japão. Em 1970 é inaugurada a nova fábrica no Brasil, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista.

1971

- A Avon começa a vender bijuterias.

1972

- Ao completar 86 anos de atividade, a Avon apresenta vendas de 1 bilhão de dólares, e a empresa conta com mais de 600 000 revendedoras em todo o mundo.

1973

- A empresa passa a armazenar suas fórmulas de produtos em programas computadorizados.

1974

- Inaugurada a fábrica automatizada de montagem de batons em Suffern, Nova York.

1975

- A revista das revendedoras ganha mais informação e imagens em todos os países.

- De 1966 a 1975, a Avon inicia suas atividades na Itália, Espanha, França, Argentina e Guatemala, assim como no Japão.

1976 – 1988 | Um milhão de revendedoras

- Margaret Thatcher torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro Ministro da Inglaterra, Sandra Day O’Connor é a primeira mulher a fazer parte da Suprema Corte dos Estados Unidos e a Avon assume um papel pioneiro em esportes profissionais femininos. A empresa promove sua primeira maratona internacional, uma das primeiras especificamente para mulheres.

1978

- O número de revendedoras no mundo chega a um milhão, com as vendas ultrapassando os US$ 2 bilhões. A cidade de Atlanta, nos EUA, sedia a primeira Avon International Women’s Marathon. O evento faz parte do Avon’s International Running Circuit, criado por Kathrine Switzer, que juntamente com a Avon ajudou a abrir caminho para a maratona feminina que seria incluída como evento olímpico oficial nos Jogos de Los Angeles de 1984.

1979

- A Avon substitui Virginia Slims (marca de cigarros) como patrocinadora do circuito de inverno da turnê do Women’s Tennis Association (WTA). A empresa oferece o prêmio recorde de US$ 100.000 à vencedora do Avon Championship.

- A Avon atinge US$ 400 milhões em vendas de jóias, tornando-a a maior distribuidora mundial de bijuterias.

- A compra, pela Avon, da Tiffany & Co. inicia uma onda de aquisições que continua até os anos 80. A Avon expande para a área de equipamentos médicos, serviços de saúde domiciliares, química fina e casas de repouso, além dos negócios de perfumaria e vendas por catálogo. A empresa vende, até 1994, todas estas aquisições, para voltar a ter o foco em seu negócio principal.

1986

- A Avon celebra o centenário.

- A Avon patenteia o produto Bioadvance e se torna a primeira empresa de cosmético a utilizar o Retinol Estabilizado.

1988

- Lançamento da principal linha de cosméticos: Avon Color.

- De 1976 a 1988, a Avon expande suas operações chegando a mais países: Chile, Malásia, Tailândia, Filipinas, Nova Zelândia, El Salvador, Arábia Saudita, Honduras, Taiwan, Peru, Portugal, República Dominicana, Emirados Árabes Unidos, Áustria, Líbano, Chipre Setentrional, Ilha de Reunion e Ilha Mauricio.

1989 - 1999 | Nova mudança de rumo

- Com a globalização, as economias dos países se tornam mais entrelaçadas e interdependentes. A Avon se expande rapidamente e chega também à China, Rússia, África do Sul e além, oferecendo a oportunidade de independência financeira a mais mulheres. A empresa também revoluciona a categoria de tratamento para a pele. Pioneira não apenas em tecnologia da beleza, mas também em ações de responsabilidade social corporativa, a Avon inicia a campanha Avon Breast Cancer Crusade, tornando-se a principal empresa a apoiar a causa do combate ao câncer de mama.

1989

- A Avon é a primeira grande empresa de cosméticos a anunciar a decisão de não realizar testes em animais.

1990

- A Avon chega à China como empresa de vendas diretas, mas torna-se empresa varejista em 1988, quando o governo local proíbe o sistema de vendas diretas. Em 2006, a proibição termina e a empresa reinicia a operação neste país.

1991

- A Avon inicia atividades na Europa Central e Oriental com escritórios na República Tcheca e na Rússia.

- Hays Clark, último descendente do fundador da empresa David H. McConnell ligado à Avon, deixa o Conselho de Administração.

1992

- A Avon lança a revolucionária linha de anti-idade Anew, tornando-se a primeira empresa a levar a tecnologia anti-idade do Ácido Alfa Hidróxido (AHA) ao mercado popular. A linha chegaria ao Brasil em 1993, com o nome de Renew.

- A Avon do Reino Unido lança campanha Avon Breast Câncer Crusade com a venda de um pin com a fita rosa, para arrecadar fundos para a causa. Um ano depois o pin passa a ser vendido também nos Estados Unidos e se torna símbolo da campanha.

1996

- A Avon é a primeira empresa de cosméticos a estabilizar a vitamina C concentrada nos tratamentos de anti-idade. O novo elemento já está nas cápsulas de tratamento de Renew Formula C.

- Lançamento do site de comércio da Avon nos EUA, o primeiro para consumidores de cosméticos neste país.

- Início da operação na África, com escritório na África do Sul.

1998

- Em 2003, a Avon Foundation promove a caminhada Avon Walk for Breast Cancer, percorrendo a distância de 62,9 quilômetros ao longo de dois dias. O Avon Walk arrecadou, entre 2003 e 2010, mais de US$ 380 milhões, por meio da contribuição de mais de 142 000 participantes.

1999

- A Avon tem, pela primeira vez, uma mulher na posição de CEO: Andrea Jung.

- A empresa lança “Let’s Talk”, sua primeira campanha publicitária mundial. A campanha enfatiza o relacionamento especial que a Avon possui com mulheres de todo o mundo e apresenta suas mais recentes novidades em produtos de beleza.

- Color Trend, linha de maquiagem desenvolvida especialmente para o público jovem, chega ao mercado brasileiro.

- Entre 1989 e 1999, a Avon passa a operar na Indonésia, Hungria, República Tcheca e Eslováquia, Panamá, Equador, Bolívia, Rússia, Polônia, Turquia, Irlanda, Egito, Nicarágua, África do Sul, Índia, Ucrânia, Romênia, Croácia, Tunísia, Uruguai, Paraguai, Hong Kong, Lituânia, Eslovênia, Bulgária, Letônia e China.

2000 – 2012 | O novo milênio

- O mantra para o novo milênio: sobreviver e prosperar. A Avon enfrenta um nível de turbulência econômica jamais visto desde o tempo da Grande Depressão e se transforma. A primeira década do século 21 traz novos mercados, novas marcas, novas instalações de pesquisa e desenvolvimento, uma nova ação de responsabilidade social e a ênfase em alianças com celebridades. A empresa também se concentra em oferecer aos revendedores autônomas ferramentas online mais avançadas para otimização de seus negócios e melhor atendimento aos consumidores. A empresa se reinventa, mas não se esquece de sua história. Continua a ser uma empresa de relacionamentos e com foco no fortalecimento da mulher em todo o mundo.

2001

- A Avon arrecada mais de US$ 7 milhões para apoiar as famílias daqueles que perderam suas vidas nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. A Avon e a Avon Foundation continuarão a reagir rapidamente a desastres domésticos e internacionais, apoiando aqueles que foram afetados pelo tsunami na Ásia (2004), pelo furacão Katrina (2005), pelo terremoto na província chinesa de Sichuan (2008) e pelo terremoto no Haiti (2010).

2003

- No Brasil, é criado o Instituto Avon, com a missão de implementar as ações sociais da Avon relacionadas às campanhas de combate ao câncer de mama e à violência doméstica. Neste mesmo ano, ele lança no Brasil a campanha Um Beijo pela Vida, versão nacional da Avon Breast Cancer Crusade.

- Nos EUA, a Avon lança mark, marca para jovens mulheres.

2004

- A Avon Foundation lança a campanha Speak Out Against Domestic Violence”, seu programa de combate à violência doméstica, com a missão de contribuir para o fim da violência familiar e de gênero. A campanha tem foco nos programas de educação, prevenção e apoio às vítimas.

2005

- A Avon inaugura seu centro de desenvolvimento de produtos e pesquisa em Suffern, Nova York, um prédio inovador de 20 800 metros quadrados.

- Lançada a Avon Walk Around the World for Breast Cancer para celebrar o 50º aniversário da Avon Foundation, mobilizando milhões de pessoas fora dos Estados Unidos e arrecadando, até 2010, mais de US$ 10 milhões. Veja a caminhada.

2006

- O governo chinês concede à Avon a primeira licença oficial para reiniciar as vendas diretas.

2007 | A Avon inicia globalmente a campanha Viva o Amanhã

- A atriz norteamericana Reese Witherspoon torna-se a primeira Embaixadora Global da Avon e Presidente Honorária do Conselho da Avon Foundation. Ela estará ativamente envolvida na conscientização e arrecadação de fundos para as causas de responsabilidade social corporativa da empresa. Entre elas, o lançamentos de produtos vendidos nos folhetos Avon para arrecadar fundos para patrocinar programas de combate à violência contra mulheres. Ela também assina "In Bloom", fragrância da linha internacional da Avon.

2008 | A Avon ultrapassa os US$ 10 bilhões em vendas

- A empresa expande seus esforços para combater a violência contra as mulheres, aliando-se ao UNIFEM - United Nations Development Fund for Women (Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher) para promover o fortalecimento da mulher e acabar com a violência contra ela. O palco para o anúncio dessa parceria é nas Nações Unidas durante o “Global Summit for a Better Tomorrow” (Encontro Global para Um Amanhã Melhor), evento co-patrocinado pela UNIFEM e pela Avon em comemoração do Dia Internacional da Mulher.

- A campanha contra a violência doméstica é lançada no Brasil com o nome de Fale sem Medo. A atriz Reese Whiterspon vem ao país falar da importância dessa ação e apresentar a Pulseira da Atitude, primeiro produto lançado no Brasil para apoiar a causa.

- Os 50 anos de operação no Brasil são comemorados com vários eventos, entre elas a visita de ex-funcionários que construíram a história da Avon Brasil.

- Instituto Avon lança a sua primeira pesquisa sobre a violência doméstica no Brasil, que passa a ser realizada a cada dois anos.

- A campanha Um Beijo pela Vida passa a se chamar Avon contra o Câncer de Mama. As mobilizações realizadas pelas revendedoras continuam a ser o pilar da campanha.

2009

- A Avon conta com mais de 6 milhões de revendedores.

- Em 2009, ela passa a se chamar Avon Foundation for Women, tornando ainda mais evidente sua missão de melhorar a vida das mulheres.

- No Brasil, é inaugurado o Centro de Prevenção de Câncer de Mama Instituto Avon, dentro do Hospital de Câncer de Barretos, o primeiro de uma série de espaços voltados para a prevenção da doença patrocinados pelo Instituto Avon.

- Relançamento no Brasil da principal linha de maquiagem da Avon, que recebe o nome de Linha de Maquiagem Avon Colors, trazendo ainda mais tecnologia e modernidade.

2010

- A Avon e a Avon Foundation for Women se associam ao Departamento de Estado dos Estados Unidos e à organização Vital Voices para lançar a Global Partnership to End Violence Against Women” (Parceria Global para acabar com a violência contra as mulheres), visando combater as formas mais destrutivas de violência contra a mulher e contribuir para assegurar a justiça para mulheres e meninas em todas as partes do mundo.

- A Avon lança a campanha global Hello Green Tomorrow, que no Brasil recebeu o nome de Viva o Amanhã mais Verde. É uma iniciativa para promover a restauração de áreas desflorestadas do planeta e inspirar a atitude responsável em relação ao meio ambiente. No primeiro ano, a campanha foi toda voltada para a restauração da Mata Atlântica brasileira e resultou no plantio de dois milhões de árvores. O programa faz parte de um conjunto de ações da companhia envolvendo funcionários e revendedores autônomos com o objetivo de criar uma conscientização a respeito da sustentabilidade ambiental.

- A Avon adquire a Liz Earle Beauty Co. Limited, marca inglesa de produtos naturalmente ativos para a pele. Também adquire a linha de produtos para crianças e bebês Tiny Tillia, e a Silpada, a maior empresa de venda direta de acessórios de prata.

- No Brasl, começam as operações do maior centro de distribuição da Avon, na cidade de Cabreúva, estado de São Paulo. O prédio conta com a certificação verde Leed Gold, e é exemplo do posicionamento global da Avon voltado para a proteção ao meio ambiente.

- O Instituto Avon lança a sua primeira pesquisa sobre o câncer de mama, que passa a ser realizada a cada dois anos.

2011

- De 2000 a 2011, a Avon começa a operar em muitos novos mercados pelo mundo, com grande expansão na Europa Central e Oriental. Em 2011, a empresa está presente em mais de 100 países e conta com mais de 6,5 milhões de revendedores autônomos.

- A Avon celebra os 125 anos e a sua história de ações pelo fortalecimento da mulher. A CEO Andrea Jung festeja a data ao lado das revendedoras autônomas, em 16 países, na turnê mundial Believe.

- A empresa promove, pela internet, a busca de talentos Avon Voices, reunindo cantoras de mais de 60 países em busca de uma chance de ver seu talento conhecido mundialmente. Pauline Alencar chega à final, representando o Brasil.

- Lançamento no Brasil da linha Águas e Brisas, divulgada pela cantora Ivete Sangalo, desenvolvida exclusivamente para as mulheres brasileiras.

- Lançamento de novas fragrâncias assinadas por celebridades nacionais e internacionais: Outspoken, by Fergie, Unscripted, by Patrick Dempsey, e Luiza Brunet.

- Inaugurado dois novos centros de prevenção de câncer de mama apoiados pelo Instituto Avon, em Porto Alegre(RS) e em Salvador (BA).

2012

- A campanha Avon Breast Cancer Crusade completa 20 anos e é celebrada nos mais de 100 mercados da companhia. Veja imagem.

- Sheri McCoy assume o cargo de presidente mundial da Avon. Veja imagem.

- No Brasil, a linha Color Trend de maquiagem é redesenhada e ganha novos produtos e maior diversidade de cores. Veja imagem.

- Lançamento no Brasil de Renew Genics, um novo marco de tecnologia anti-idade. Veja imagem.

- Em quase 10 anos de atividades, o Instituto Avon doou R$ 28 milhões para projetos voltados para o fim da mortalidade por câncer de mama e R$ 3,7 milhões para projetos que promovem ações para o fim da violência doméstica.

- Neste ano, um recorde em mobilizações contra o câncer de mama: mais de 700 caminhadas, corridas e distribuição de materiais para conscientização sobre a importância da detecção precoce. A mobilização central aconteceu em Recife, com a presença da Embaixadora do instituto Avon, Luiza Brunet.

- Brasil recebe o 2º Global Summit Partnership to End Violence against Women, parceria do Instituto Avon e Avon Foundation for Women com a ONG Vital Voices. Estiveram reunidos mais de 50 delegados de 12 países, representando todos os continentes. Na ocasião, a presidente mundial da Avon Brasil, Sheri McCoy, e o presidente da Avon Brasil, David Legher, assinaram, em nome da Avon, um termo de adesão à campanha Compromisso e Atitude, coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal.