Nossa História

A Avon, há 130 anos, empenha-se em favor da beleza, da inovação, do otimismo e, sobretudo, das mulheres. A empresa cria e distribui produtos que são vendidos por mais de seis milhões de revendedores independentes, no mundo inteiro. O portfólio de produtos inclui linhas completas de maquiagem, produtos para cuidados da pele, fragrâncias, moda e itens para decoração, por meio de marcas como a Linha Avon de Maquiagem, Renew, Avon Care, Skin-So-Soft e Advance Techniques.

Em fevereiro de 2015:

• 60% de todos os funcionários da Avon eram mulheres;

• 45% dos cargos de direção ou hierarquicamente superiores eram ocupados por mulheres;

• 45% dos cargos de gerente sênior ou hierarquicamente inferiores eram ocupados por mulheres;

em metade dos principais mercados da empresa, há uma mulher ocupando o cargo de vice-presidente de vendas.

O início de uma história inspiradora

Desde 1886, a Avon é uma das principais empresas que promovem o empoderamento das mulheres. Seu fundador, David H. McConnell, criou a empresa a partir da ideia de que as mulheres poderiam ter uma renda independente “para garantir o próprio bem-estar e felicidade”, em uma época em que apenas 20% das mulheres norte-americanas trabalhavam fora de casa e 34 anos antes de elas conquistarem o direito ao voto nos EUA. McConnell, que costumava vender livros de porta em porta, balizou a empresa em dois fatos: primeiro, seus clientes, principalmente mulheres, adoravam as amostras gratuitas de perfumes que ele oferecia como incentivo para que elas abrissem a porta; segundo, as mulheres se sentiam mais dispostas a comprar produtos de beleza vendidos por outras mulheres. A história do empoderamento das mulheres pela Avon começou quando Persis F. Eames Albee se tornou a primeira revendedora autônoma da empresa.

No Brasil, a Avon opera desde 1958, comercializando produtos em todo o território nacional. Atualmente, o país representa a maior operação da companhia e detém sua maior força de vendas. Possui unidades nos seguintes estados: São Paulo (Fábrica e Centro de Distribuição), Ceará (Centro de Distribuição) e Bahia (Centro de Distribuição). O Centro de Distribuição de São Paulo, em Cabreúva, é o maior da empresa, certificado com o selo Leed Gold, que o qualifica como construção verde.

A cada campanha de venda, que dura em média 19 dias, 1,5 milhão de revendedores autônomos interagem com milhões de brasileiros e suas famílias, levando beleza e desenvolvendo relacionamentos. Esses revendedores são informados e capacitados por meio de vários canais de comunicação e ferramentas na internet, além dos encontros pessoais, em reuniões de vendas organizadas a cada campanha. Por ser a maior operação da empresa no mundo, a Avon Brasil exerce grande influência sobre as decisões de desenvolvimento de produtos. A linha de hidratação corporal Encanto, por exemplo, foi desenvolvida com foco na necessidade da mulher brasileira. O mesmo aconteceu com a fragrância Luiza Brunet.